A Banha da Cobra é uma rubrica invulgar que reúne diversas perspetivas sobre acontecimentos decorridos na faculdade misturados com ironia. Pretendemos que esta fatia do Núcleo de Comunicação te faça sorrir, libertar do stress diário e que, acima de tudo, te faça sentir compreendido. Como nem tudo pode ser traduzido por palavras, deixamos ao encargo dos teus olhos transmitir-te a essência da Banha da Cobra ao longo deste ano.
O regresso às aulas.
Para tantos, vivido com a ansiedade e veemência dos recém-chegados. Inocentes leigos, agarrados ao seu nirvana, aguardam com expectativa o começo desta nova etapa, longe de imaginarem o melancólico fado que os espera.
Entretanto, outros, já menos ingénuos, acompanham com uma certa relutância o que os aguarda. Felizes por reverem os seus companheiros de guerra, que os assistiram nos tempos mais lúgubres e com os quais lograram superar mais um semestre. Conscientes do que lhes estará reservado.
Apesar das notórias diferenças de estado de espírito entre caloiros e os demais alunos, o sentimento que impera nesta primeira semana é, sem dúvida alguma, a felicidade. Ainda que efémera.
No entanto, e à medida que este contentamento se vai desvanecendo, este vai sendo substituído pela tão proclamada “caída na real”, a qual corrobora a dolorosa constatação de que a “boa vida”, as saídas com os amigos e a tranquilidade serão metamorfizadas brevemente, dando origem às perpetuas teóricas, agoniantes laboratoriais e trabalhos forçados.
Os outrora luminosos e revigorados estudantes serão, então, parcamente substituídos pelos consternados, frustrados e esgotados alunos que povoam a FFUP. Dito isto, resta apenas dizer: passou apenas uma semana...
BANHA DA COBRA
Depois do “Novo plano de estudos”, a FFUP tem o prazer de anunciar o “Novo plano de sobrevivência”. Um guia feito para os nossos estudantes, com o intuito de os conduzir através de uma série de árduas provas, com as quais o complexo os presenteia, diariamente. Deste modo, se ambicionam superar todas as provas e alcançar, o tão almejado, título de Mestre, eis as competências que devem adquirir:
BANHA DA COBRA
Porque nem todos os dias estamos com a mesma força. Nem todos os dias conseguiremos voar mas todos os dias conseguiremos andar. O importante é fazermos o melhor que conseguirmos com aquilo que temos disponível.
BANHA DA COBRA
Quando achavas que, a nossa amada FFUP não conseguia arranjar
mais nenhuma forma de nos destruir as férias, esta conseguiu-o. Apesar
de, nestas férias, não necessitarmos de estudar para as frequências, as
férias da Páscoa continuam sem ser um período de descanso e lazer;
muito pelo contrário, com o acumular de monografias, relatórios,
apresentações, e ... sites; não há muito tempo livre para desfrutar das
nossas tão almejadas férias. Mas que fazer ou dizer!? Esta é a nossa
estimada faculdade, que nunca se cansa de nos ter por perto e que nos
tem sempre no seu pensamento.
BANHA DA COBRA
Na espera da melhor semana do ano, o Núcleo de Comunicação apresenta os 6 Mandamentos para a semana da Queima das Fitas.
BANHA DA COBRA
A duas semanas, do suposto início, da infame época de frequência, o calendário de avaliações permanecia, desaparecido em combate... Eis senão quando, cai a bomba -BOOOMMM - Fica um cheiro pútrido no ar, prenunciando o que está para chegar.
Extinguem-se os brados e as gargalhadas. Um silêncio ensurdecedor enche os corredores. A FFUP conseguira. Mais uma vez, sem dó nem piedade, lançara um calendário funesto, arrasando toda e qualquer esperança de um dia concluir o curso...
Escuta-se o bramido - FARMÁCIA PARTE-TE O PESCOÇO.