top of page

A EQUIPA DO NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO

Equipa: Bem-vindo
Diana Lia Oliveira.jpg

Atualmente, sou Vogal da Direção da AEFFUP e assumo o cargo de Diretora do Núcleo de Comunicação. Pertenço a este Núcleo há dois anos e o caminho que tenho vindo a traçar como membro tem-me permitido crescer imenso a nível pessoal. Aqui, coloco-me à prova, arrisco e consigo acrescentar ao meu percurso académico um outro mundo pelo qual nutro um carinho especial: o das artes, o da escrita. Tenho liberdade para construir, para exteriorizar o que sinto e para partilhar opiniões. Aqui, sou feliz.

Diana Lia Oliveira
Diretora do Núcleo de Comunicação

Andreia Moreira.jpg

Gosto de palavras e de sentir o cheiro de um livro quando folheado pela primeira vez. Não gosto de limites nem de portas fechadas. Sou feliz a engolir o mundo com os olhos. Porque gosto de o ter todo cá dentro, de pintar a vida como uma linha melódica e de escrever sobre histórias reais. Existe um “eu” antes e depois do Núcleo de Comunicação. Este foi o primeiro desafio que abracei no meu percurso académico. Esta foi a primeira página de um capítulo muito especial. Hoje, não sei para onde vou, mas não tenho medo de ir. Assumir a coordenação é mostrar o meu carinho enorme pelo projeto que me viu crescer e me fez, todos os dias, ser um pouco maior!

Andreia Moreira
Coordenadora do Núcleo de Comunicação

Ana Brites.jpg

O meu gosto pelas palavras vem de tempos dos quais já não consigo ter memórias nítidas. Encontrei nele a melhor forma de expressar as minhas convicções, pensamentos e, até mesmo, a minha aleatoriedade caraterística. A minha escrita evoluiu com o meu crescimento, tornando-se algo que gosto de considerar simples, cativante e verdadeiro. Gosto da simplicidade na mesma medida que gosto de chocolate e vejo beleza na comunicação que nos une, entenda-se: naquela que é acessível a todos, que promove uma boa reflexão e que nos faz sentir algo - bom ou não.

Ana Brites
Membro do Núcleo de Comunicação

Ana Coelho.jpg

Sempre gostei de me desafiar e desde cedo percebi que este era o núcleo onde me podia dedicar àquela paixão que vem desde sempre: a comunicação.Com uma equipa incrível, o objetivo será sempre fazer chegar a todos o que se passa naquela que é muitas vezes a nossa primeira casa. Que seja para todos um lugar que nos traz mais e nos faz pensar melhor.

Ana Coelho
Membro do Núcleo de Comunicação

Ana Sofia Araújo.jpg

Lembro-me dos diários e das histórias clichês que adorava escrever quando era miúda. Sou capaz de reconhecer a minha evolução desde esses tempos, sou capaz de perceber o meu crescimento a escrever só porque é uma coisa que gosto de fazer, mesmo que seja para ninguém ler. E sei que se isto de escrever não servir para mais nada que sirva para me fazer feliz e para me desafiar em todas as simples palavras que me atrevo a passar para o papel. Porque, de facto, a magia da escrita é mesmo essa: ter uma voz própria em todas as histórias que te comprometes contar, fazer coisas completamente fora de pé e mesmo assim ser algo teu, ser a reflexão do que ouves, vês e sentes.

Ana Sofia Araújo
Membro do Núcleo de Comunicação

Andreia Tavares.jpg

Às vezes é difícil expressar o que se sente; é difícil passar para palavras o rebuliço que vai na alma e que tende a ficar mais emaranhado à medida que o tempo passa. Influenciada, desde que me lembro, pela ânsia de deixar as memórias registadas e de captar o instante quase impercetível de um momento, tentar expressar-me foi a principal razão que me levou a querer crescer nesta arte tão bonita e sem tendência para desaparecer.

Andreia Tavares
Membro do Núcleo de Comunicação

Beatriz Santos.jpg

A fotografia é uma paixão que me move há já algum tempo. É algo que fala por si, mas que, ao mesmo tempo, recebe explicações muito distintas por parte de quem a vê. Para mim, a possibilidade de mostrar ao mundo a forma como vejo aquilo que capto é algo que me cativa. E, por muito que outros olhares olhem para as minhas fotos de formas distintas, o meu olhar verá sempre aquilo que quer ver.

Beatriz Santos
Membro do Núcleo de Comunicação

Daniela Cruz.jpg

Desde tenra idade que fico fascinada com a capacidade de transmitir aquilo que penso e sinto. É o poder de expressar ideias, opiniões, sentimentos e de discutir  diferenças que torna a escrita tão poderosa e uma forma de arte valiosa e com a capacidade de mudar o mundo. Espero não só conseguir transmitir as minhas perspetivas, como também ser capaz de inspirar, motivar e, de certa forma, mudar o vosso mundo, mesmo que apenas por alguns instantes.

Daniela Cruz
Membro do Núcleo de Comunicação

Daniela Silva.jpg

Sonhadora, curiosa e apaixonada são algumas das palavras que utilizaria para me descrever.
A comunicação sempre me fascinou. Sentir o aconchego no peito sempre que, através de um pouco do meu tempo, consigo mudar o dia de alguém, é algo mágico. Para mim, a comunicação é exatamente isso: sentir e fazer alguém sentir.Como sonhadora incorrigível que sou, acredito que, quando queremos algo, devemos trabalhar todos os dias para conquistá-lo. Difícil? Talvez. Mas, certamente, vai ser um percurso muito apaixonante!

Daniela Silva
Membro do Núcleo de Comunicação

Inês Maria.jpg

A arte sempre esteve presente na minha vida sob diferentes formas, sendo duas delas a fotografia e a escrita. Poder comunicar através da imagem, imortalizando sentimentos e momentos, foi algo que sempre me fascinou. Para além disso, por trás de cada fotografia, há uma história cuja essência se revela, a cada um, de forma diferente, provocando emoções por parte de quem a observa. É essa atitude provocatória que me cativa!

Inês Maria Ferreira
Membro do Núcleo de Comunicação

Joana Pinto.jpg

Desde cedo que sou cúmplice da comunicação. Escre(ver) o que nos rodeia com a subjetividade das palavras é umas das minhas grandes paixões. Até ao momento envolvi-me numa escrita mais reservada mas, agora, embarco nesta aventura com a ambição de despertar reações e reflexões em quem está do outro lado. Parto com a certeza de que tão importante como construir é ter a capacidade de aprender!

Joana Pinto
Membro do Núcleo de Comunicação

Joana Quitério.jpg

Sou uma pessoa determinada, que luta e move o mundo para melhorar o dia de alguém apenas com um sorriso. Apesar da vida me pôr à prova constantemente, é na escrita que encontro o meu refúgio porque poder transmitir o que sinto a alguém na mesma situação e ajudá-la com as minhas palavras é a forma de comunicação mais gratificante que pode haver.

Joana Quitério
Membro do Núcleo de Comunicação

José Nuno Ferreira.jpg

A comunicação nos dias de hoje vai muito para lá da escrita. Estamos numa era onde a imagem e a multimédia têm uma posição cada vez mais preponderante. Foi este pensamento que me levou até ao Núcleo de Comunicação, onde ao longo de 1 ano pus em prática os meus conhecimentos, apliquei os meus gostos e ofereci o meu trabalho em prol do seu desenvolvimento. Hoje posso dizer que sou uma pessoa diferente, um pouco mais completo.

José Nuno Ferreira
Membro do Núcleo de Comunicação

Mafalda Pinheiro.jpg

Desde que me lembro que tenho o gosto por imortalizar momentos através da fotografia. A arte de comunicar a partir da lente é algo que me fascina. Acho incrível poder guardar momentos e poder recordá-los a qualquer altura, revivendo-os como se fosse a primeira vez.
É por isso que me estou a desafiar neste projeto, no qual espero conseguir mostrar o que os meus olhos vêem e poder partilhá-lo com todos, intemporalmente.

Mafalda Pinheiro
Membro do Núcleo de Comunicação

Márcia Teixeira.jpg

Sou uma verdadeira apaixonada pela vida e pelo ser humano em si. Considero cada pessoa única nas suas diferenças. É isso que me faz querer fazer parte deste projeto tão singular que me enseja, todos os dias, a dar o melhor de mim na escrita. Porque é através das palavras que alcançamos corações e, assim como as minhas palavras adornam a minha paixão pela escrita, é também a minha paixão pela escrita que transforma as minhas palavras em algo sublime e transcendente, permitindo-me crescer, passo a passo, ao lado desta família que partilha a mesma ânsia que eu em fazer prosperar esta nossa casa, que é a FFUP, além fronteiras.

Márcia Teixeira
Membro do Núcleo de Comunicação

Mariana Alves.jpg

Todos temos algo que nos cativa mais em detrimento de outra coisa, no meu caso isso passa pela arte, seja música, cinema, literatura ou artes gráficas. Apesar de estar numa área ligada à ciência, sem dúvida que ainda tenho algo que me prende a este lado mais humanístico. Embora isto possa parecer um clichê, o fascínio pela escrita, cinema e arte em geral remonta desde que me lembro de ser eu e é uma paixão que cresce a cada dia. Espero que sintam, que ouçam, que vejam e que sejam, tal como eu, uns apaixonados pela vida nas suas mais pequenas formas.

Mariana Alves
Membro do Núcleo de Comunicação

Mariana Marques.jpg

Sou uma pessoa determinada e gosto de me desafiar. Foi no núcleo que vi a oportunidade de crescer e de conseguir transmitir o que me vai no pensamento e assim conseguir cativar as pessoas que sentem o mesmo que eu! Conseguir fazer uma pessoa rir nos momentos que mais precisa é das coisas mais gratificantes que uma pessoa pode ter. Deste modo, espero conseguir motivar e cativar as pessoas que leem os nossos trabalhos e alegrar um pouco os seus dias.

Mariana Marques
Membro do Núcleo de Comunicação

Marisa Gomes.jpg

Costumam dizer que há uma linha entre o sonho e a realidade, linha essa que me leva até à escrita onde posso realizar sonhos e mostrar que são sempre possíveis. Acredito, com convicção, que cada palavra vinda do nosso íntimo pode alcançar o mais improvável dos sentimentos e que esta paixão por transmitir tudo o que me vai no pensamento seja um passo para cativar e ainda mostrar que conseguimos construir de novo o que já foi completamente derrubado. O meu desejo é que se identifiquem com cada aleatoriedade que escrevo mas, acima de tudo, que consiga mudar um bocadinho o dia de cada um de vós.

Marisa Gomes
Membro do Núcleo de Comunicação

Marta Sofia.jpg

Creio que toda a gente tem algo pelo qual é apaixonado. A mim apaixonou-me a arte de desenhar e daí partiram novas perspetivas que alargaram a minha visão até cair na realidade da fotografia. Muito embora a eternidade não exista para nós, todo o tipo de manifestação artística é alargada a gerações intemporais e isso fascina-me!

Marta Sofia
Membro do Núcleo de Comunicação

Sofia Gomes.jpg

Desenhar é algo que me é intrínseco, é-me profícuo tanto para exteriorizar as minhas emoções, como para comunicar, transmitindo uma mensagem. A mensagem transmitida por uma imagem pode ter mil e uma interpretações, dependendo do interlocutor que a observa, sem que haja uma resposta certa ou errada. É uma forma de comunicação primitiva, crua e verdadeira, sem logros ou juízos de valor. É o que o artista quer que seja e o que o observador crê que é, conferindo uma sensação de liberdade, livre de julgamentos. É esta liberdade de pensamento que me fascina e me fez querer integrar o Núcleo de Comunicação porque, desta forma, posso difundir os meus pensamentos nesta comunidade, instigando a uma reflexão sobre a interpretação de cada estudante, daquilo que creem que está por  trás de uma simples imagem.

Sofia Gomes
Membro do Núcleo de Comunicação

Sofia Nobre.jpg

Desde muito pequenina que sempre me impressionou a forma como uma palavra, uma imagem ou um vídeo, podem marcar a vida de alguém. Quero muito poder chegar até às pessoas de uma forma diferente. Quero desafiar-me e evoluir com esta experiência!

Sofia Nobre
Membro do Núcleo de Comunicação

Sofia Pinheiro.jpg

Desde que me lembro, sempre gostei muito de escrever. As palavras têm em si um poder arrebatador. Chega a ser engraçada a forma como algo aparentemente tão simples consegue causar tantos efeitos em nós!
A maneira como nos expressamos pode causar múltiplos sentimentos nas pessoas que lêem o que escrevemos. É criada uma intimidade única, incrivelmente pessoal e distinta, que varia de leitor para leitor. Sentimos que conhecemos a pessoa e que podiamos falar com ela durante horas. É isso que pretendo. Que te sintas à vontade a ler o que escrevo, "em casa" e que absorvas, partilhes e debatas os assuntos que te vou transmitir.

Sofia Pinheiro
Membro do Núcleo de Comunicação

Yohanna Gabrieli.jpg

Desde sempre tive interesse em comunicar com as pessoas e obter diferentes perspetivas sobre determinado assunto. Adoro a componente visual da comunicação, mas a minha paixão prende-se, essencialmente, na produção de texto. Acredito que quando o nosso trabalho nos inspira a ir mais além, esse sentimento toca outras pessoas e é essa realização que procuro!

Yohanna Gabrieli
Membro do Núcleo de Comunicação

Equipa: Depoimentos
bottom of page