top of page
site 30.03.png

OUR FIRESTARTER

Categoria: música

Conhecido por muitos, desconhecido de outros tantos.

Keith Charles Flint foi o vocalista da aclamada banda britânica de música eletrónica, The Prodigy, que ainda no ano passado foi cabeça de cartaz no North Music Festival, no Porto.

Mas?

Foi o que era necessário: a agressividade medida, o grito essencial para uma revolução.

Não passou por ser mais outro vocalista… foi uma verdadeira lenda, a alma dos The Prodigy. Inovador no que fazia, extravagante para muitos, mas sempre com um jeito muito próprio e uma paixão enorme no que construía- assim o relembram todos após a chocante notícia do seu suicídio no passado dia 4 de março, aos 49 anos.

Nascido em Redbridge, Londres, a 17 de setembro de 1969, mudou-se mais tarde para Essex. Os seus pais separaram-se quando ainda era novo, tendo uma infância infeliz como foi descrito. Embora “um menino brilhante”, perturbado, foi expulso da escola. Começou a trabalhar como uma espécie de carpinteiro, contudo, acabou por embarcar num lado musical, abraçando o acid house.

Membro fundador dos The Prodigy em 1990, começou por ser dançarino, mas logo em 96 tornou-se vocalista, arrebatando com o single “Firestarter”, num look mais punk que se manteve nos seguintes singles “Breathe” e “Smack my bitch up”, pertencentes ao álbum de 1997 “The Fat Of The Land”.

The Prodigy emergiu numa onda rave underground que rapidamente se popularizou, não só pelo género, mas também pela atuação eletrizante de Keith Flint, tendo sido aclamados “The Godfathers of Rave”.

Embora polémico, o olhar diabólico, todo ele e todas as suas ideias assustassem, pouco importava.

Chegava-lhe a música, a dança, as motos, a liberdade, …

…Ser quem era

E ainda me vou recordar de toda a emoção que aquela simples música despertava… saber que era capaz, que era necessária mudança, que éramos os verdadeiros super-heróis das nossas vidas… e aqueles versos que não me saem da cabeça por nada, mas que também, por tudo, peço que não saiam: “I'm the self inflicted, mind detonator, (…), I'm a firestarter, twisted firestarter”.


Obrigada Keith.

Requiescat in pace

Texto: Mariana Alves

OUR FIRESTARTER: Sobre
bottom of page