Sono De Um Semestre
Bem vindos, mais uma vez, caros leitores, à nossa querida rubrica Matraz Entornado que vos trará a vitalidade necessária para superar mais uns meses em casa e umas esgotantes semanas de avaliações. Como tema principal da nossa conversa teremos a nostalgia de uma FFUP antes da Covid-19, sim, porque, os novos estudantes podem não saber, mas para além das gaivotas ladras de sandes, muita coisa mudou na nossa queridíssima faculdade.
Primeiro ponto do qual eu sinto muita falta, os aquecedores. Saudades do tempo em que tínhamos os aquecedores ligados e as janelas fechadas (a não ser que alguém resolvesse andar a abrir solventes fora da hotte). Parece que não, mas esse ambiente era muito mais agradável para podermos tirar os casacos e vestir as batas sem morrermos de hipotermia. Agora, sempre que vou ter laboratoriais, sinto-me tentada a vestir a bata por cima do casaco, mas como não quero parecer o boneco Michelin acabo por desistir da ideia.
Outra coisa da qual sinto falta são as aulas presenciais.
Podem dizer o que quiserem, eu também gosto de poder ficar na minha cama, com o pijama vestido, a assistir às aulas. Contudo, ninguém consegue compensar as horas de sono que se perdia nos transportes públicos para poder assistir a aulas, por vezes, com os anfiteatros cheios. Isto está a tornar-nos muito mais preguiçosos! Já pensaram que passamos de escolher entre sair de casa para assistir a uma aula para sair da cama para ligar o pc sem sequer ter de trocar de roupa?!?!? Isto leva-nos a várias consequências adversas, como por exemplo chegar ao 5°piso da FFUP sem qualquer fôlego (sim, eu sei que existem elevadores, mas eu quero reduzir a minha pegada ecológica - mentira, eu apenas canso-me de esperar pela minha vez).
Sinto saudades de tantas outras coisas mas quem mais sente saudades de mim são os meus queridos apontamentos coloridos que me olham da secretária mesmo durante o sono e aguardam que eu finalmente os organize (eu confio que até ao final do semestre hei-de arrumar a minha secretária e dar-lhe um ar à catálogo de IKEA…. já ando a dizer isto há quanto tempo?). Espero que o meu génio criativo seja reconhecido por esta obra de arte à qual apelido "Secretária de um estudante à beira da loucura".
Ana Furtado